“O começo de todas as ciências é o espanto de as coisas serem o que são.”
(Aristóteles)

O objetivo desta página é acompanhar o processo eleitoral de 2022, através das pesquisas de intenção de voto. Porém, submetendo essas pesquisas a um modelo de predição baseado em eleições passadas. Não é meu objetivo avaliar os acertos e erros de qualquer instituto de pesquisa. Nem muito menos trazer a verdade sobre o futuro eleitoral. Pois, parto de uma crença forte em probabilidades, logo, todo resultado aqui apresentado pode acertar ou errar.  A nota metodológica abaixo mostra que o modelo não tem a pretensão de explicar 100% da variância que encontramos no mundo real. A cada semana serão atualizadas as predições na medida que as pesquisas forem publicadas. 

 

previsao dia 2007

 

previsao tres11

 

O gráfico temos a série de previsão eleitoral que tem como input as pesquisas registradas no TSE  e divulgada em 2022, por institutos de pesquisas.

 

 


Nota Metodológica:

 

O modelo usado para gerar a função preditora é baseado em dados de pesquisa de intensão de votos e o resultado eleitoral para Presidente da República nas eleições 2014 e 2018. Os dados considerados contemplam tanto pesquisas feitas a nível nacional quanto a nível local (Unidade Federativa), por exemplo, pesquisa feita só para Alagoas que teve perguntas sobre os cenários de Presidente da República. A base de dados foi desenvolvida e disponibilizada por pindograma.com.br. Foi utilizado para gerar a função preditora um modelo regressão linear, Υ = β01X1+...+βnXn+ε.

 

Para calcular a quantidade de dias faltantes para eleição é considerado o último dia da pesquisa de campo, como registrado no TSE. Logo, uma pesquisa divulgada dia 14/01/2022, vai ser considerada o último dia de campo, 12/01/2022, como, por exemplo, a pesquisa IPESP com registro BR-09080/2022.

O modelo atingiu o R2 de 0,81, o que significa que consegue explicar 81% da variância dos dados. Embora, seja possível buscar melhor forma funcional ou elementos observaveis importantes ainda não considerados. Optei por um modelo matematicamente simples e parciomonioso.

Para download dos dados das pesquisas de 2022 copy link.