Ensinar como certos mecanismos causais ou modelos estatísticos funcionam nem sempre é algo simples, especialmente quando estes não podem ser facilmente exemplificados. Este é o caso de várias aulas de metodologia, onde o professor se vê na difícil tarefa de explicar de forma clara porque certas ferramentas são adequadas em algumas situações e não em outras.

Também é o caso de discussões onde variáveis de difícil mensuração, como satisfação e preferências, são objeto de análise. O objetivo desta página é mostrar simulações de Monte Carlo podem ser usadas para superar dificuldades como estas. Utilizando o Software R para construir os exemplos em aplicativo virtual (shiny app) de modo a ser adaptado para uso em sala de aula.

O material material disponibilizado nesta página compões o artigo: SIMULAÇÕES DE MONTE CARLO NO ENSINO DE CIÊNCIA POLÍTICA , que foi apresentado no X Encontro da Associação Brasileira de Ciência Política - ABCP-2016, na Área Tematica: Ensino e Pesquisa em Ciência Política e Relações Internacionais.

Artigo publicado na Revista Brasileira de Ciência Política, n24: SIMULAÇÕES DE MONTE CARLO NO ENSINO DE CIÊNCIA POLÍTICA - RBCP

Materiais de replicação no GitHub
UFMG / DCP / CEL