dados

Dados para ciência é um elemento muito importante na construção, no teste, na reformulação de teoria, em especial para Ciências Sociais. Pois é importante para conhecermos parte da realidade. Neste post apresento uma lista de pacotes que ajudam aos interessados por dados a obter de forma mais fácil. A comunidade de programadores em R no Brasil cresce a cada dia, esse post de hoje é motivado por mais uma boa notícia para os amantes dos dados, a publicação do pacote congressbr.

 O objetivo não é detalhar nenhum código apenas, apresentar rapidamente os pacotes. Sem delongas vamos a lista:

(1) congressbr

Esse é mais novo companheiro de dados que entrou oficialmente no CRAN em 30 de abril de 2017. E foi criado por: Robert Myles McDonnell, Guilherme Jardim Duarte e Danilo Freire. 

 

O objetivo do pacote é fazer download de dados da Câmara dos Deputados e do Senado, usando a API que as duas casas fornecem. E tem funções como: cham_votes, que coleta a votações de proposição legislativa.

Ex:

cham_votes(type = "PL",  number = "6787",  year = "2016")

Este é o projeto de lei da reforma trabalhista, então se você quer saber como foi a indicacao de cada partido e como  cada deputado votou, essa é a função.

 

(2) electionsBR

O electionsBR foi criado por Denisson Silva, Fernando Meireles, Beatriz Costa. Tem com objetivo fazer o download de dados eleitorais Brasil, usando como fonte o Repositório de dados do Tribunal Superior Eleitoral - TSE. Uma das função é a vote_mun_zone_local, que coleta os dados de votação das eleições municipais por município e zona.

Ex: 

vote_mun_zone_local(2016)

baixando dados de votacoes das eleições municipais 2016

 

(3) ChocoLattes

 Este pacote foi criado por Felipe Campelo, também é um jovem pacote que está no CRAN desde 29 de abril de 2017. O objetivo é sistematizar os dados currículo Lattes para enventuais análises, que usa como base o arquivo XML do Lattes de cada pesquisador disponibilizado pelo CNPq. E tem funções como plot_chart, que cria um gráfico de barras com as produções acadêmicas. 

Ex:

plot_chart(DenissonSilva, chart.type = c("ggplot2")

Ele ainda não tem uma função para download, pois, o CNPq colou um elemento inibidou (captcha), então, por enquanto, temos que entrar no Lattes desejado e baixar manualmente. Mas o pacote tem um grande potencial para saber de forma mais fácil como está a produção de um departamento, por exemplo.

 

(4) ribge

 Foi desenvolvido por Telmo Brugnara, ainda não está no CRAN, mas já está operativo no GitHub. Tem como finalidade fazer download dos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. E uma das funções é pib_municipios, que baixa a base de dados sobre PIB municipal.

Ex:

pib_municipios(2013)

Até agora (hoje) no IBGE só está disponivel o PIB municipal atá 2013. Alem do PIB total, vem variaveis do tipo PIB agropecuaria.

 

(5) datasus

 Desenvolvido por Daniela Petruzalek, também não está no CRAN, mas operativo no GitHub. O objetivo é fazer download dos dados do Repositório DATASUS. E tem funções como sim.doinf, que baixa os dados de mortalidade infantil no Brasil.

Ex:

[code]sim.doinf(2010)[/code]

Observações:

(1) Os iniciantes em R podem consultar o post Familiarizando com R para instruções de instalação dos pacotes que estão no CRAN e no GitHub. Assim, como abrir-los no R para poder usar suas funções.

 

 (2) Para saber quais são todas as funções do pacote sem precisar ir na página do CRAN do pacote, ou no GitHub, basta usar a função ls() no console, ver exemplo:

Ex:

ls(pos = "package:electionsBR")