É muito comum começar a apresentação do pela apresentação das funcionalidades de Calculadoras e algumas funções nativas da linguagem, digo nativa, pois, o R tem integração com outras linguagens como Java e Python. Mas aqui vamos iniciar por onde podemos encontrar ajuda sobre a linguagem. Claro que com existência Google  (leia-se todos buscadores web) é quase impossível não acharmos o que e como aprender qualquer coisa. Sendo que alguns caminhos podem ajudar tanto a iniciantes nesse mundo da programação quanto a programadores experientes. Então está listada abaixo quatro desses caminhos que podem nos auxilar.

 (1) stackoverflow.com

É uma comunidade de programadores das mais diversas linguagens de programação com usuários de diversos níveis de conhecimento. Funciona como fórum, ou seja, se eu tenho uma dúvida de como resolver um problema ou se meu código (script) está apresentando algum erro, então posto na comunidade e aguardo a interação com os outros programadores, normalmente a turma é bem solicita.

Se você é um iniciante provavelmente alguém já postou lá o problema e outro alguém a solução. Então não custa procurar antes, por exemplo, quero excluir linhas de um data frame. Nesta comunidade basta colocar no buscador: excluir linhas data frame. Mas atenção se eu não especificar a linguagem vai vim solução para qualquer linguagem que trabalhe com essa classe de objeto. Para especificar a linguagem basta antes da perguntar colocar entre colchetes a linguagem desejada, exemplo: [r] excluir linhas data frame.

A comunidade brasileira está desenvolvendo-se bem, já há uma boa quantidade de material em português.

Obs: Como R é multiplataforma é importante ao pedir ajuda informar qual o sistema operacional que você está usando, qual versão do R e se for referente a algum pacote informar a versão dele.

(2) www.r-bloggers.com

Este portal reúne um quantidade imensa de postagens sobre basicamente tudo que se pode fazer em R. Por exemplo, coleta de dados (web scraping), análise de rede (network analysis).

(3) www.statmethods.net

O foco principal desse portal é apresentação aplicações em R de métodos estatísticos e visualização de dados. Como por exemplo, o diagnostico de uma regressão.

(4) O essencial

Ajudas rápidas podem serem obtidas dentro do próprio R no manual do usuário, ou como se diz no mundo da programação, na documentação do software. Tantos a funções nativas do como os pacotes (packages) de funções tem uma documentação, ou seja, uma ajuda. Claro, isso só é inteiramente verdade para os pacotes que já foram aceitos no CRAN.

Para pedir ajuda dentro do R:

(a) Digitar no console a função help(função desejada), exemplo: help(summary). Então quando executar esse comando vai abri uma janela com informações básicas sobre a função summary, que tipo de objeto ela recebe, que tipo informação ela gera no resultado, quais os argumentos possíveis e etc.

(b)Digitar no console ?funcao_deseja, exemplo: ?summary. O resultado é o mesmo da opção a.

obs: O R é sensitive case, ou seja, ele diferencia maiúsculo de minusculo. Então para digitar no console você precisa saber exatamente como a função é escrita.

Outros espaços

No facebook tem várias comunidades onde a turma também posta duvidas e soluções como: (a) R Brasil - Programadores, (b) Users of R Statistical Package, (c) Grupo do Curso Ninja de estatística com R para Ciências da Saúde.