- Detalhes
- Categoria: Programando em R
Apresentando dados em tabelas no R
Uma das tarefas mais corriqueiras dos analista de dados é a produção de tabelas. Seja para apresentar frequencias, estatísticas descritivas (media, mediana, moda, …), seja para apresentar resultados de modelos de regressão. Aqui apresentos alguns formas de produzir as frenquencias e estatisticas, e posteriomenter apresentar em uma tabela. Por susposto, que não é um tutorial que dá conta da multiplas formar de fazer essas coisas, e nem dá conta de todos detalhes de cada pacote ou função é mais um guia geral. Em especial, um guia não tidyverse, perdoem os amigos tidy, aqui nesses exemplos não vamos usar tidy (ao menos diretamente rsrsrsr).
- Detalhes
- Categoria: Programando em R
A nova versão do electionsBR conta com algumas novidades:
1) Função para baixar dados do perfil de eleitores por local de votação (como exibido no gráfico abaixo)
2) O argumento temp, que quando igual TRUE (default) os arquivos originais do TSE ficam em pasta temporaria da seção em execução, pois assim, na mesa seção não precisa baixar os dados toda vez que usar uma função.
- Detalhes
- Categoria: Programando em R
Na semana de de 01 a 05 de julho ministrei o curso: Introducação a visuzalização de dados com R. O curso correu no ambito do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política - DCP/UFMG, mais especificamente no MODUS - Curso Intensivo em Metodologias de Pesquisa em Ciências Sociais.
- Detalhes
- Categoria: Programando em R
Depois apresetentar alguns caminhos para encontrar ajuda. Agora vamos ver alguns elementos da linguagem R, se você já conhece alguma outra linguagem (mesmo que pouco) não vai ter grandes dificuldade essa liguagem de programação estatística. Entre os elementos da liguagem que será abordado aqui está como determinar que parte do código não seja executado, como funciona as funções, como instalar novas funcionalidade e como abrir a pacotes de funcionalidades.
- Detalhes
- Categoria: Programando em R
É muito comum começar a apresentação do R pela apresentação das funcionalidades de Calculadoras e algumas funções nativas da linguagem, digo nativa, pois, o R tem integração com outras linguagens como Java e Python. Mas aqui vamos iniciar por onde podemos encontrar ajuda sobre a linguagem. Claro que com existência Google (leia-se todos buscadores web) é quase impossível não acharmos o que e como aprender qualquer coisa. Sendo que alguns caminhos podem ajudar tanto a iniciantes nesse mundo da programação quanto a programadores experientes. Então está listada abaixo quatro desses caminhos que podem nos auxilar.